"Poor is the man whose pleasures depend on the permission of another"

12/18/2008

A Felicidade

Texto originalmente escrito em 13 jan 2007. Achei em um caderno antigo e pensei que a minha vida anda tão boa que eu ando desconfiando de novo...



Hoje pela manha eu tive um estalo! Somos ensinados a temer, até mesmo desconfiar, da felicidade. Nossa educação, mesmo que inconscientemente, nos diz que somos essencialmente maus, manchados pelo pecado e que devemos nos sacrificar, sofrer, para purificarmos nossas almas nessa vida e vivermos felizes a vida eterna.

Bem, cheguei a conclusão que, para quem tem outras crenças e outra cultura, o entendimento da vida é bem mais simples. Acreditar que a vida é como uma boa mãe: nossa mãe nunca exigiu de nós sacrifícios, sofrimento; mas sim respeito, disciplina e responsabilidade, nada mais. Acreditar que o mundo é um espelho: tudo o que fizermos de bom volta prá nós. Essa é a receita da felicidade.

Por outro lado, não adianta ficar apático, ou só fazendo bobagem e esperar que a salvação caia do céu. Somos o que construímos e o que fazemos de nós. Estamos nessa vida para sermos falizes, acredito piamente nisso. Mas essa felicidade não é brinde, nem vem de fora, ou do outro. Vem de nós.

Mas, eis o problema: quando somos boas pessoas e a felicidade vem até nós, a recebemos com desconfiança. Achamos que há algo errado, que não merecemos. Por conta disso, afastamos coisas boas e que nos dão prazer. Por culpa. Por acharmos que não merecemos.

Quero viver minha vida de um jeito novo: aceitando e agradecendo tudo de bom. Aproveitando tudo de bom que a vida me dá. E, definitivamente, reclamendo menos.

Um comentário:

Unknown disse...

adorei o texto e compartilho teu querer.
adoro teu blog também! =)

um beijo e que bom que nosso blog te serve pra alguma coisa! hehehehe

Comente, comente, comente!!!!

L e i a , r e f l i t a , c o m e n t e ...

Anúncios Google