"Poor is the man whose pleasures depend on the permission of another"

2/25/2009

Palmas prá elas!

Esse foi o primeiro ano que parei para assistir uma Cerimônia do Oscar do início ao final. Nunca tive paciência. Esse ano acho que a coisa toda estava mais contida, sem muitos brilhos e fogos. E o apresentador ajudou muito. Hugh Jackman lindo, charmoso, elegante e... enfim, tudo de bom!

Aliás, vi Austrália e a cena dele jogando água sobre o próprio corpo vale o filme. A gente até atura a cara de coringa da Nicole (em seu momento Scarlett O'Hara, diga, se de passagem). Brincadeira. Bom filme. Um épico, deve ter causado comoção na austrália, apesar de tocar em uma das mais doloridas feridas sociais deles que foi a política de assimilação do povo aborígene. Apesar do pano de fundo pesado, um filme divertido, com toques de humor bem bobinho e narrado pelo menininho. Bem simpático.

Desculpem os meninos, mas tenho que postar a "Shower Scene".



Mas o que eu queria mesmo falar é sobre o Oscar. Ontem fui ver "O Leitor". Filme pelo qual a Kate ganhou o prêmio de melhor atriz. Já tinha visto "Vicki, Cristina, Barcelona", pelo qual a maravilhosa Penélope Cruz faturou o merecido Oscar de Atriz Coadjuvante.Fiquei tão feliz com as premiações dessas duas categorias! Eram as minhas únicas duas torcidas.

A Penélope roubou o filme, deixando em tons pastéis a musa do Woody: Scarlett Johansson e seu bocão desaforado. Penélope Cruz está em tons de vermelho e negro, totalmente pirada e passional. Uma personagem a altura do monstro de atriz que ela é. Sem palavas para descrever. Linda... é uma boa palavra. Quem não viu, veja! Eu nunca tinha gostado de um Woody Allen na minha vida.

Então, ontem, fui ver O Leitor. A Kate é um grande exemplo de alguém que tinha tudo prá ser mais um rostinho e se tornou uma atriz de primeira grandeza. Eu não acho que ela seja linda. Ela não faz o estilo mulherão, nem ninfa esquelética. Ela é uma mulher comum, de aparência mediana, que a gente poderia esbarrar na rua sem dar muita atenção. Mas tem uma força de interpretação, um talento, um sofrimento contido uma dor abafada nos olhos. Difícil explicar. Vi muitos filmes dela, desde o famigerado Titanic, e ela tem crescido cada vez mais a ponto de se tornar a melhor atriz de sua geração, sem dúvida alguma. Sacanagem colocar a Angelina prá concorrer com ela, diga-se de passagem, tem que comer muito feijão ainda. O filme é excelente. Toca fundo no remorso que o povo alemão sente por tudo o que aconteceu na segunda guerra. Mas fala também, de uma forma muito sensível, sobre a ignorância do povo. A falta de educação, cultura. O desespero, a miséria e a falta de perspectiva que serviu de berço para que as idéias nazistas crescessem na Alemanha pós primeira guerra. Muito bom, comovente sem ser piegas e gentil com questões muito doloridas tanto para o povo judeu como para o povo alemão. Nota 10!

5 comentários:

Ana Gabi disse...

Eu to por fora de tudo do Oscar.
O carnaval me tirou de orbita, hehe!

Tem selo pra vc no meu blog!

Anônimo disse...

adorei seu site!!! =]
parabens... continue assim.

~ a Juh! disse...

Tô por fora do oscar [2] mas já algumas criticas boas em relação Kate e a Penelope, o que me fez icar curiosa pra assistir os filmes. Ja tem algum tempo que eu não pego assistir filmes novos assim. Preciso me atualizar. =)

E a cena do Hugh é uma coooisa! Jesus!
hahsuahsuhuahshuahus

beeeeeeeeeeeeeeeijos

Tânia N. disse...

Já assistimos quase todos os filmes e amamos, acima de tudo, O Leitor!
Beijocas,

Ideias Barbara´s disse...

Acabo de conhecer o seu blog e fiquei encantada.
Adoro Cinema. E este post sobre o Oscar foi show.
Amei!
Tb tenho um cantinho onde registro minhas idéias.

http://ideiasdebarbara.blogspot.com

Desde já está convidada a conhecer.
Mil beijos
Barbara

Comente, comente, comente!!!!

L e i a , r e f l i t a , c o m e n t e ...

Anúncios Google