"Poor is the man whose pleasures depend on the permission of another"

3/08/2011

Sobre Hoje

8 de março - Dia internacional da Mulher



Esse dia me deprime. Sempre me deprimiu. O que me deprime mais são as mulheres que se dão parabéns mutuamente.

Séculos e séculos depois, a própria mulher ainda se vê como minoria, exceção. Somos uma aberração.

Minha formação é matriarcal. Pode ser que isso me ajude. Pode ser que isso me faça sofrer ainda mais diante do que se vê hoje. Num mundo que se diz tão avançado, com tantas conquistas, com tantas novidades, a questão do gênero ainda parece nortear a existência das pessoas.

A mulher discrimina a mulher. O Homem discrimina a mulher. Os gays e as gays discriminam a mulher. Só de ouvir a palavra "VAGABUNDA" ou "PERIGUETE", juro que sinto as chamas da fogueira na minha nuca.

Não sou panfletária, feminista (e que os Deuses me livrem dessas aí) nem acho que somos melhores. Mas basta um fato da vida cotidiana para que todas as nossas crenças de que os tempos da inquisição ficaram prá trás caiam por terra. Ainda somos vigiadas. Nosso comportamento é podado até que se encaixe "no que esperam de nós": casa, marido, filhos, mas não pode parar de trabalhar! Afinal, "os tempos são outros". Sei... experimente fugir "isso aqui" desse padrão, uma boa briga te aguarda...

Seja no meio profissional ou pessoal, o comportamento de uma mulher nunca será julgado sob a mesma perspectiva. Lembro bem do meu pai dizendo: "O comportamento da mulher tem que estar sempre acima do comportamento do homem, pq todo mundo estará de olho nela." E, dentro de toda a simplicidade que se explica coisas complexas a uma criança, ele tinha razão. Se uma mulher se destaca, é bonita, inteligente e (por muita ousadia, ainda por cima) feliz, pobre moça!

Fui criada numa casa onde a mulher dava as tintas práticas, sem nunca deixar de contar com meu pai como figura forte, segura e presente. Agradeço aos meus pais por ensinar a mim e ao meu irmão como as coisas deveriam ser. Cada um sempre teve o seu papel, nenhum dos dois foi menos importante prá nós. E o que aprendemos quando pequenos é o que levamos prá vida, não é mesmo? Construímos nossos relacionamentos sobre essas bases. E, aviso aos rapazes: não é fácil lidar com a mulher de verdade, aquela que não coube na embalagem que a sociedade lhe impôs.

Romântica, temperamental, mimosa, complicada, brigona, cheia de dúvidas.

Sou pessimista. Já não acredito que "ainda há muito por conquistar". Já conquistamos tudo, já provamos mil vezes o nosso valor. E ainda assim nós mesmas nos aprisionamos dentro da casca de "ser menor da criação". Tenho dúvidas de que isso vai mudar um dia. Sério, meninas. Não existe "feliz dia das mulheres". Pelo menos, AINDA não...

Nenhum comentário:

Comente, comente, comente!!!!

L e i a , r e f l i t a , c o m e n t e ...

Anúncios Google