"Poor is the man whose pleasures depend on the permission of another"

10/28/2010

Falando em Halloween


O que chamamos de "Dia das Bruxas", é uma festa que tem origem no hemisfério norte que tem o nome de Halloween. Acontecia que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening → Hallowe'en → Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa. Mas essa festa, nos moldes de hoje, tem origens muito mais antigas e também muito mais interessantes...



A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração.

A palavra Samhain significa "Sem Luz", pois, nessa noite, o Deus Druida morre e o mundo mergulha na escuridão. A Deusa, sua consorte, vai ao Mundo das Sombras em busca do seu amado, que está esperando para nascer. Eles se amam, e, desse amor, a semente da luz espera no Útero da Mãe, para renascer no próximo Solstício de Inverno como a Criança da Promessa. A Roda da Vida continua a girar para sempre. Assim, não há motivo para tristezas, pois aqueles que perdemos nessa vida irão renascer, e, um dia, nos encontraremos novamente, nessa jornada infinita de evolução.



Esta festa é comemorada no dia 31/10 no hemisfério norte, mas como estamos no Sul, aqui se comemora a festa oposta, o Beltane. Esta é a festa da fertilidade, da vida. Comemora o início da metade do ano em que predomina a luz. Beltane é o mais alegre e festivo de todos os festivais. O Deus Druida, que agora é um jovem no auge da sua fertilidade, se apaixona pela Deusa, que em Beltane é chamada "Rainha de Maio". Em Beltane se comemora esse AMOR que deu origem a todas as coisas do Universo. Acendem-se fogueiras e velas. Iluminam-se caminhos. Vale lembrar que este Festival foi o último a desaparecer após o declínio da cultura Celta. O povo que vivia no campo continuava a comemorar o fim do inverno e pedindo por boas colheitas. Foi gradativamente eliminado por tratar-se de uma comemoração de cunho predominantemente sexual, o que ia de encontro com a nova moral que se instaurou na Europa do século II em diante.

Um pouco da história que não conhecemos... :-)

Nenhum comentário:

Comente, comente, comente!!!!

L e i a , r e f l i t a , c o m e n t e ...

Anúncios Google