"Poor is the man whose pleasures depend on the permission of another"

3/19/2007

Lei Tríplice

Lei Tríplice: castigo ou aprendizado?

Por Erin Dé Dannán

É comum que pessoas que estão conhecendo a Wicca, verem a Lei tríplice como uma forma de castigo e recompensa. Eu mesma no início do meu aprendizado pensava assim. A frase "Tudo o que você faz de para o bem e para o mal, retorna para você." passa a idéia, num primeiro momento, de que se você fizer o bem será recompensado e se fizer o mal será castigado. Será que é isso mesmo?Isso acontece porque elas ainda estão presas à cultura judaico-cristã que foram criadas, e quando digo isso, não estou me referindo necessariamente a religiosidade ligada a ela, mas sim à cultura ocidental, que faz parte da vida da maioria das pessoas, independentemente da religião. Um exemplo disso é que a nossa sociedade é regida por "leis não escritas", mas que são respeitadas por estarem implícitas, e quando você as desrespeita, é punido, seja pela exclusão de um determinado grupo, seja pela perda da sua liberdade.
Mas a Lei tríplice é mais do que isso, ela é uma forma de aprendizado. As pessoas acreditam que fazer o bem é fazer algo bom, e fazer o mal, é fazer algo ruim. Mas não é exatamente assim que funciona? Não é a mesma coisa?
Preste atenção:
BEM 1: s.m. Aquilo que é conforme a moral.
BEM 2: adv. De modo bom e conveniente.
BOM: adj. Que cumpre rigorosamente os seus deveres.
MAL: s.m. Tudo o que se opõe ao bem, tudo que o prejudica, fere ou incomoda, tudo que se desvia do que é honesto e moral. Castigo, punição, expiação. Tormento, mágoa e sofrimento. Inconveniente.
RUIM: s.m. Destituído de mérito. Que não serve para nada; que não tem valor. Corrupto, estragado, podre. Inferior. Nocivo, pernicioso. Perverso.

Fonte: Dicionário Brasileiro; Mirador Internacional (Enciclopédia Britânica).

Assim é que se define bem e mal bom e ruim, na cultura ocidental. É visto como uma dualidade absoluta. Bem é bem, mal é mal, não se discute e ponto final. Porém a visão pagã é mais abrangente e relativa. Ela se baseia no livre arbítrio.
Às vezes, queremos ajudar uma pessoa querida que está com um problema, e acabamos fazendo coisas sem seu conhecimento. Crente que estamos a ajudamos acabamos piorando ainda mais a situação e essa pessoa acaba brigando com a gente. Isto não é fazer o bem. Isto é fazer o mal. Mas não significa que seremos punidos por isso, significa que com essa situação, aprendemos uma coisa nova: quando interferimos na vida de uma pessoa sem a sua devida autorização, estamos tirando a autoridade sobre a sua própria vida, Acabamos escolhendo por ela, e isso é algo ruim. Não podemos interferir no livre arbítrio das pessoas, a não ser que ela nos permita fazê-lo.
É para isso que serve os erros: para aprendermos com ele. Este é o verdadeiro significado da lei tríplice. Você pode fazer o que quiser, mas lembre-se que quando desejar o mal de alguém, está atraindo o mal para você. Isso não significa que você precisa passar a vida toda sendo bonzinho!!! Fazer coisas erradas, ruins, maldosas, ou boas e corretas faz parte da natureza humana. O bem e o mal é algo relativo. Depende da situação de cada um. Estas ações são necessárias para que possamos aprender a lidar e compreender o equilíbrio da vida. Não existe bem sem o mal, assim como não existe masculino sem o feminino, e vice-versa. Eles se complementam, se equilibram, são duas faces da mesma energia. E estão aí para aprendermos com ela!

Nenhum comentário:

Comente, comente, comente!!!!

L e i a , r e f l i t a , c o m e n t e ...

Anúncios Google